E afinal, é Poodle ou Bichon Frisé? Que dúvida…
Eles são lindos, fofos, branquinhos, muito brincalhões e tem muita gente que confunde com Poodle.
Vamos saber mais sobre o Bichon Frisé?
E afinal, é Poodle ou Bichon Frisé?
De acordo com a Federação Cinológica Internacional este cão é classificado como cães de companhia assim como o poodle, chihuahua, pequinês, cães do tibete, spaniels anões e outros.
De acordo com a FCI – Federação Cinológica Internacional, a única cor aceita é o branco uniforme.
Ainda não está claro a origem tanto geográfica como biológica, mas a informação mais encontrada fala que seus ancestrais podem ter sido barret e maltês, e que os primeiros exemplares tenham surgido na Espanha e na Bélgica, e posteriormente na França.
Na França este doce animalzinho era usado como cão de companhia na nobreza, tendo sido escolhido como o presente ideal para reis e rainhas.
Mais tarde foram exibidos em circos, pois são facilmente adestrados e muito inteligentes.
A semelhança com o poodle pode ser devido aos anos de cruzamento entre as raças.
A raça quase desapareceu durante a Segunda Guerra Mundial e os poucos cães que sobreviveram foram adotados pelos soldados.
O Bichon parece um brinquedo de pelúcia, é fofo, peludinho e pequeninho, não ultrapassando os 7kg e tem um temperamento muito dócil.
Mas é muito ativo e musculoso com o corpo bem definido.
O tamanho médio é 23 a 30cm de altura, e o pesam entre 3 e 7kg.
Ah, apesar de ser peludinhos (seus pelos podem chegar a 10cm de comprimento) eles não soltam muito pelo pela casa, a menos que tenham algum problema de pele, alergias ou durante a troca de pelagem.
Recomenda-se a escovação diária para eliminar os pelos soltos.
São fáceis de adestrar e aprendem rapidamente comandos ensinados por seus tutores. Eles fazem de tudo para agradar quem lhes dá carinho, e comida.
Mas cuidado, pois são comilões, mas com a alimentação adequada, mantém o peso normalmente.
Quer um cão para família?
O Bichon Frisé é um cachorro ideal para famílias. Ele é carinhoso, apegado, caseiro, gosta de crianças e muito colaborativo.
É um cão para criança pequena?
Eles são muito pacientes com crianças, mas sempre é aconselhável que um adulto acompanhe essa interação, pois a criança pode apertar demasiadamente o cão, ou ainda puxar o rabo ou orelhas e o cachorro não gostar.
Vale lembrar que o ambiente onde ele foi criado vai influenciar muito no comportamento dele e da forma como ele interage com crianças, outros animais e pessoas estranhas.
Eles não gostam de ficar sozinhos em casa, por isso é importante deixar o ambiente confortável para que ele não fique triste.
Faça o cantinho dele com brinquedos, uma caminha suspensa para cães, e até uma camiseta velha que tenha o seu cheiro.
A expectativa de vida do Bichon Frisé varia entre 12 e 15 anos, mas com alimentação e cuidados adequados eles podem viver mais do que isso.
Alguns problemas de saúde do Bichon Frisé são: cataratas, obesidade, luxação da patela, tártaro, perda de dentes. Mas tudo isso pode ser amenizado com tratamentos preventivos.
Consulte um médico veterinário regularmente e acompanhe a saúde do seu pet. Assim ele ficará mais tempo ao seu lado.
Se você quer um cão-panheiro, o Bichon Frise é uma excelente escolha: adora tirar uma soneca, fica em volta dos tutores, pede carinho e faz muita festa quando você chega em casa.
Eles são amáveis e vão fazer você e sua família muito feliz!
PS.: Como saber se o seu cão é Poodle ou Bichon Frisé? Somente um veterinário poderá identifica-los, e olhe lá! Eles são muito semelhantes.