Como fazer um cão feliz? Quer saber mais?
Em todos os lugares: televisão, internet, revistas, na rua, ouvimos sobre a importância de ter um pet e todos os benefícios que ter um animalzinho de estimação traz a nossa vida e a felicidade que ele nos proporciona.
Mas quantas vezes você se preocupa com a felicidade do cachorro?
Já parou para pensar se ele está feliz e o que você pode fazer para retribuir todo o amor, carinho e fidelidade que ele tem com você?
Então, separamos algumas dicas de como garantir a felicidade do seu melhor amigo, porque amigo que é amigo, faz o outro feliz não é mesmo?
Como fazer um cão feliz
Saúde & Higiene
Sem dúvida, este é o primeiro passo e com certeza o mais importante.
Consultas periódicas no médico veterinário, vacinas em dia, além de desvermifugação de tempos em tempos, seguindo a recomendação médica.
Para os cães idosos, há diversos tratamentos preventivos que são importantes para a manutenção da saúde e bem-estar.
A saber, um cachorro doente, sente dores, coceiras ou desconfortos é um cachorro infeliz.
Juntamente é necessário evitar pulgas e carrapatos, além de outros parasitas que podem causar uma série de doenças graves, inclusive causar a morte do cãozinho.
A limpeza periódica do cão é fundamental: dê banhos, mantenha o local onde seu pet circula limpo e arejado.
No calor, pode ser uma boa ideia refrescá-lo com um banho de piscina, bacia, mangueira ou até mesmo chuveiro.
Assim, fique atento a alguns cuidados, veja as dicas para seu pet aproveitar a piscina clicando no link.
Alimentação & Belisquetes
Tão importante quanto a higiene e saúde canina, é a alimentação. Deve ser adequada ao porte, idade e raça do cão, e sempre que possível, indicada por um médico veterinário ou uma nutricionista veterinária.
Alguns tutores optam por oferecer uma alimentação natural, mas antes de mais nada é preciso conhecer bem os alimentos que são indicados e os que são proibidos para pets.
Porque nem todos os alimentos são bem assimilados pelo delicado sistema digestivo canino.
Por exemplo, chocolate, uva e cebola podem ser alimentos fatais para cachorros.
Fizemos uma lista de alguns alimentos perigosos para cães aqui no link.
Também é preciso evitar ossos e ossos artificiais (de couro bovino).
Quanto aos belisquetes, eles são muito indicados nos momentos de brincadeiras e adestramento do cão, funcionam como recompensas e devem ser usados em pouca quantidade.
Jamais substituir a ração por somente este tipo de alimento.
Alguns cães gostam de biscoitos caninos, outros preferem snacks, saches, bifinhos ou ração com recheio.
Certamente, o importante é oferecer ao seu cão para ver se ele gosta ou não. Nunca force ele a comer. Caso ele não goste, doe o pacote para uma entidade ou até mesmo deixe disponível na rua para alegrar a vida de algum cachorro abandonado.
Brincadeiras & Brinquedos
Sem dúvida, passeios, brincadeiras e brinquedos são motivos de grande felicidade para seu amigão, pois ele entende que você finalmente está disponível para ele.
Por exemplo, passear no parque, jogar bola, dar uma boa caminhada, deixar ele interagir com outros pets (com muito cuidado e na sua presença, é claro), são algumas sugestões para deixar o seu cachorro mais feliz.
Lembre-se de mantê-lo hidratado, levar a sacolinha e cuidar o horário de passeio, pois no verão o chão pode estar muito quente e queimar as patinhas do cachorro.
Veja no link alguns cuidados com o cachorro no verão.
Muitos tutores enchem seus pets de brinquedos. Não há necessidade, pois ao contrário de nós humanos, os pets não ligam muito para isso.
Claro que muitos tem um brinquedinho favorito e é feliz com ele, sem ligar para os outros.
Proteção & Carinho
Proteger do frio, do calor, de situações perigosas, de ambientes insalubres é a maior prova de carinho que você pode oferecer ao seu cão.
Mantenha o ambiente limpo e higienizado, evitando a contaminação por giárdia e outros microrganismos.
O uso de camas suspensas para cães ajudam a evitar o contato do cão com o chão, além de ser mais refrescante do que caminhas com espuma.
Brincar com o pet, mesmo em casa, vai deixar seu cachorro feliz. Ter toda sua atenção por alguns minutos vão ser momentos mágicos para ele.
Imagina como ele se sente por não precisar dividir você com família, filhos, trabalho, TV e celular? Aproveite muito brinque com ele, faça cócegas, carinho e tudo que ele gosta.